Programa
Padrinho Legal

O primeiro passo para transformar a vida de uma criança é modificar, antes de tudo, o mundo onde ela vive. Apadrinhar uma criança é uma maneira de fazer isso acontecer. Com essa ação, você investe em mudanças significativas na comunidade onde ela vive, fazendo com que ali seja um lugar melhor para ela viver e crescer.

Seja um Padrinho/Madrinha - Semear

A relação padrinho-afilhado

Ser padrinho/madrinha é construir uma relação especial com uma criança. O programa, além de auxiliar no crescimento saudável do afilhado, permite visitas, troca de cartas e envio de presentes.
O apadrinhamento, além de gerar benefícios para a criança, também gera frutos positivos para a comunidade, que é impactada positivamente pelas atividades desenvolvidas.

Visão Geral do Programa

Justificativa

O programa de apadrinhamento do Instituto Semear é um aliado nessa tarefa, sendo umas das principais estratégias de mobilização de recursos para realizar nossos projetos e ações. A iniciativa trabalha para proporcionar as crianças, e ofertar de forma plena condições para que possam se desenvolver dentro das ações do Instituto Semear, o que contribui diretamente na melhoria de vida das crianças e da comunidade.

Quem pode apadrinhar?

Qualquer pessoa ou empresa, sem limite de idade ou qualquer distinção, pode apadrinhar uma ou mais crianças. Em caso de menores de idade, um responsável deve efetivar o apadrinhamento, porém em nome do responsável.

Seja um Padrinho/Madrinha - Semear

O PAL (Programa de Apadrinhamento Legal) é um sistema pelo qual qualquer pessoa ou empresa tem a oportunidade de colaborar mensalmente com o valor mínimo de R$20,00 (Vinte reais) contribuindo assim para o desenvolvimento de uma ou mais crianças, suas famílias e comunidades. Os valores investidos no projeto são direcionados nas ações e uma das garantia da manutenção das atividades.

Ao se tornar padrinho de uma criança do Instituto Semear, você não assume qualquer compromisso legal com o seu afilhado(a) ou com a organização. Sua contribuição é totalmente voluntária e pode ser interrompida a qualquer tempo.

Não. O sistema de apadrinhamento é diferente da adoção de crianças. No caso de adoção, a pessoa poderá entrar em contato com o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente da cidade onde reside para maiores informações e esclarecimentos a respeito. As crianças e adolescentes inscritos no sistema de apadrinhamento geralmente possuem uma família, mas vivem em situação de pobreza. Você pode ser padrinho ou madrinha dessa criança, contribuindo com um valor mensal que será investido em programas e projetos sociais e, dessa forma, possibilitar o desenvolvimento de seu afilhado.

Para se inscrever como Padrinho ou Madrinha o interessado deverá ler o manual atentamente, concordar com as atribuições previstas para sua função de Padrinho ou Madrinha e a fazer sua incrição no site. A escolha do(a) seu/sua afilhado(a) será realizada de acordo com o cruzamento das informações sobre o seu perfil e do aluno.

O Instituto Semear atende crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. É importante que você saiba que o seu afilhado ficará feliz se puder contar com você durante muitos anos. Imagine a alegria de acompanhar o desenvolvimento de uma criança até a adolescência? Vê-la crescendo e realizando sonhos com sua participação é gratificante. Mas há casos específicos em que a família muda de residência ou a criança não precisa mais da ajuda do Instituto SEMEAR quando sua família, felizmente, conquista melhores condições de vida. Quando isso acontece, uma nova criança é apresentada ao padrinho ou madrinha. Se for autorizado, sua contribuição será destinada a essa outra criança.

Os interessados em apadrinhar serão voluntários do programa e terão a oportunidade de conhecer novas pessoas, participar de eventos de integração e, lidar com outras diferenças culturais e valorizar a diversidade. Além disso, há a possibilidade de dar uma melhor condição ao seu afilhado e você receberá um certificado como participante voluntário dessa ação (para todos os participantes que concluírem um semestre de experiência como Padrinho ou Madrinha). Enfim, ser padrinho ou madrinha é uma rica experiência, aproveite esta chance para conquistar um novo amigo(a)!